Você sabia que não existe apenas uma forma de fazer marketing? Há diversas formas na qual as empresas usam para divulgar os seus produtos, como: merchandising, comerciais, anúncios, entre outros.

Mas hoje quero te apresentar o Product Placement, como ele está inserido na sociedade e conhecer um pouco da sua historia.

O que é?

As empresas utilizam o Product Placement para divulgar seus produtos ou serviços em filmes, jogos, vídeos e em outros meios de comunicação.

Normalmente, o produto está envolvido no contexto da cena de alguma forma. Por exemplo, uma empresa que fabrica smartphones está patrocinando determinado filme, em alguma cena no qual o personagem precisa atender o telefone, ele irá usar o produto da empresa. Sem que o foco seja no produto, mas ele estará presente.

Podemos dizer que tudo isso é Marketing indireto, pois é utilizado com o intuito das pessoas não rejeitarem as mensagens publicitárias.

Quando começou?

A prática do Product Placement começou em 1920 com o filme do cinema mudo “The Garage”, onde no cenário aparece o logo de um posto de gasolina chamado Red Crown Gasoline. Alguns anos depois, o filme “Wings”, o primeiro a ganhar o Oscar em 1927, também tinha propaganda e desta vez da Hershey’s

O filme que teve record em exibir marcas foi o “Transformers: A Vingança dos Derrotados” em 2009, com 47 marcas presentes no filme.

Vocês podem assistir abaixo, Uma breve história do Product Placement no cinema.