Você acabou de abrir o negócio próprio, o negócio dos sonhos. Você fez a primeira venda, sentiu aquela sensação de missão comprida e foi dormir. E com o passar do tempo, você percebe que nunca irá vender a mesma quantidade todos os dias, sempre terá uma variação. Terá dias no qual você conseguirá vender muito e dias em que venderá pouco ou nada.

Isso é normal para um negócio e precisamos aprender a lida com isso. Não é normal você sempre vender pouco e se isso estiver acontecendo, algo está errado.

Conheça 4 dicas para atrair clientes para a sua loja.

1. Inovações

4 dicas para atrair clientes para a sua loja - Inovação!

– Inovar é a chave para o sucesso

Você já parou para pensar: no que sua loja pode oferecer de diferente aos seus clientes e que a concorrência não oferece?

Essa é uma pergunta que pode te abrir os horizontes e te ajudar a inovar, encontrando o que você pode oferecer de diferente para os seus clientes.

Todas as lojas ou empresas necessitam estar sempre inovando, para manter os clientes e se diferenciar das outras lojas ou produtos.

Se você tem uma loja física, por exemplo, pode inovar adicionando novos produtos que a sua concorrência ainda não oferece. Claro, sempre relacionado ao seu nicho. Se você tem uma franquia que de sorvetes, você não vai colocar shampoo para vender, porque o seu foco não é vender shampoo e sim, sorvetes. Percebeu a diferença?

Então, desta forma, adicionando variedades para os seus clientes, você estará se diferenciando da concorrência que está em volta do seu negócio. E também com novos produtos, automaticamente irá acontecer o famoso marketing boca-a-boca. 

O que seria o marketing boca-a-boca?

Vamos supor que uma pessoa vá na sua loja a procura de um determinado produto e, além do produto, encontre um doce que ela comeu quando viajou para o exterior, por exemplo. Automaticamente ela irá indicar a sua loja para um parente e este parente irá indicar para outra pessoa e assim, continua este ciclo infinito. Ou seja, o marketing boca-a-boca é quando uma pessoa indica o seu negócio ou serviço para uma pessoa, por saber que é de qualidade, confiável e que tem a certeza que a pessoa irá encontrar o que deseja.

Porém, para que isso aconteça alguns fatores influenciam, como:

  • Bom atendimento ao cliente
  • Um estabelecimento organizado

Além desses fatores, você tem que dar um motivo para o cliente recomendar a sua loja.

E-commerce

Mas e para quem tem uma uma loja virtual, ou seja, um e-commerce, como pode inovar?

Uma ótima forma de você criar coisas diferentes para a sua concorrência, é adicionando funcionalidades e vantagens para os seus clientes. Alguns exemplos de funcionalidades:

  • Diferentes formas de pagamento – boleto, cartão de crédito/débito, sistemas de pagamento online (paypal, pagseguro, entre outros)
  • Recomendar produtos relacionados e que podem ser de interesse do clientes – com está funcionalidade, que deve ser baseada na pesquisa do usuário dentro da loja, você consegue aumenta as vendas da sua loja

Fora a questão de estrutura do site. Outra forma de você inovar e fazer com que o cliente decore a sua marca e a indique para outras pessoas, é o surpreender na entrega do produto.

Um case brasileiro que eu gosto de comentar neste caso, é a loja de vinhos online, a Wine (clique aqui).

O maior diferencial dela não é manter o foco somente em quem entende do assunto, e sim ajudar aqueles com pouco conhecimento a encontrar o vinho perfeito para determinada ocasião. E o mais interessante, eles criaram a Winebox. Uma linda caixa no qual eles entregam o seu vinho, conseguindo assim, surpreender e conquistar o cliente.

2. Redes sociais

4 dicas para atrair clientes para a sua loja - Redes Sociais - Social Networking

– Negócios de Sucesso

O uso das redes sociais é importante para você conseguir se aproximar dos seus clientes, assim como os blogs corporativos – nós fizemos um podcast sobre isso, para ouvir clique aqui.

Porém as redes sociais não lhe permite apenas se aproximar dos seus clientes, mas conquistar novos clientes. Então invista neste novo meio de comunicação. Você precisa ter um presença online, precisa divulgar a sua marca e realmente, testar o potencial dela.

Com os dados que é possível coletar nas redes sociais, te permite fazer mudanças em sua loja, alterar sua estratégia de marketing e tomar as decisões com mais convicção. Ou seja, você consegue expandir o seu negócio e aproveitar as oportunidades.

Por estar na internet, há grandes chances de conseguir fechar parcerias de negócios e dependendo do seu modelo de negócios, abrir franquias em outros lugares do país ou até mesmo, no exterior.

As oportunidades aparecerão com mais facilidade. Você está no século XXI, precisa aproveitar todas as ferramentas que lhe é disponibilizado.

Mas eis a questão, o que publicar nas redes sociais?

Há muita coisa que você pode publicar nas redes sociais da sua empresa. No entanto, antes de começar a produção do conteúdo, é fundamental ter definido:

  • Quem é o seu público-alvo: você precisa saber para quem irá publicar – se será para homens ou mulheres.
  • O que eles esperam: se sua empresa trabalha com produtos de beleza, 99% do seu público será feminino. Então elas irão esperar que você publique as novidades do mundo da moda, por exemplo.

Tendo isso definido, fica mais fácil de produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo e de engajar sua audiência. Com o engajamento de sua audiência – quando eles comentam, curtem e/ou compartilham o seu conteúdo – o seu conteúdo vai se espalhando pela rede e conquistando novos seguidores, que poderão ser seus novos clientes.

Então produza conteúdo de qualidade, incentive a participação e crie uma identidade visual marcante.

Além da interação com os seguidores e clientes que é possível conseguir na rede, há formas de alcançar mais público e conquistar novos seguidores mais rapidamente. Com o uso das ferramentas de anúncios que as redes te disponibilizam. No caso do Facebook, por exemplo, ele te permite  criar uma campanha direcionada para o seu público-alvo com o Facebook Ads e, se quiser atrair mais visitantes para o seu e-commerce e ter um bom posicionamento nos motores de buscas, como o Google, é recomendável o uso do Google Adwords.

3. Descontos ou promoções (Atenção!)

4 dicas para atrair clientes para a sua loja - Descontos e promoções
O preço ainda é um fator que chama a atenção das pessoas. Por isso faça promoções e até de desconto, mas atenção, nem sempre isso deve acontecer apenas quando necessário.

O desconto é algo que pode acabar com a saúde financeira da sua empresa, no caso, da sua loja.

Se os seus vendedores dão desconto com frequência para conquistar um cliente, ele pode estar acabando com o lucro da sua empresa, acredite, na maioria das vezes durante uma venda o desconto não é necessário, pode ser um costume do vendedor. Um péssimo costume, o vendedor não pode depender apenas do desconto para conseguir realizar uma venda.

Vamos fazer uma conta, para você entender por que os descontos podem ser um perigo e uma ótima opção, quando aplicado no momento certo.

Se você está vendendo um produto com um valor de 100,00 reais, o custo direto do produto é 45,00 reais, a comissão do vendedor é de 10% (10 reais) e os impostos são 5% do valor (5 reais). A sua empresa irá ganhar, 40 reais em cima do produto.

Agora, o vendedor dá um desconto de 10 reais em cima do valor do produto: o produto passará a vale 90,00 reais, o custo direto irá se manter em 45,00 reais, a comissão do vendedor continuará 10% (9 reais, com o desconto), o imposto também continua 5% em cima do valor (4,50, com desconto). A sua loja irá lucrar apenas 31,50 reais, ou seja, perdeu 8,50 reais e o vendedor teve o prejuízo de apenas 1,00 real.

O cliente está disposto a pagar mais pelo produto/serviço que você está oferecendo se ele entender que existe valor naquilo que está sendo vendido.

Leia também: 4 Dicas para fidelizar clientes

Fique atualizado! Assine nossa Newsletter:

* indicates required

4. Mantenha o cliente informado.

4 dicas para atrair clientes para a sua loja - Mantenha o cliente informado

– Mantenha o cliente atualizado

Além de atrair clientes para sua loja, você precisa fazer com que eles voltem. Para isso, uma boa opção, como já foi dito acima, é o uso das redes-sociais. Porém, não se limite somente a elas, invista em outros meios, como em uma newsletter.

Se a sua empresa tem um blog corporativo, está é a melhor forma de fazer com que eles voltem para ler uma nova publicação. Assim também com o seu e-commerce, tente captar o máximo de e-mail para sua newsletter, para que seus clientes não percam nenhuma oferta.

E com os smartphones estando cada vez mais frequentes em nossas vidas, por que não fazer o uso deles?

Você pode criar um aplicativo da sua empresa onde os seus clientes consiga comprar com facilidade e também, receber informações em primeira mão. Ou utilizar o Whatsapp como forma de atendimento – está sendo cada vez mais comum – você não terá o e-mail da pessoa, mas terá o número de telefone celular.

Atrair clientes

Para atrair clientes para sua loja ou empresa, é preciso divulgação. Não espere que os seus clientes venham até você, não quer dizer que isso não irá acontecer, no entanto, você quer expandir o seu negócio. Você precisa levar a sua marcar para eles, mostrar que são diferentes e tem novidades que podem ajudá-los de alguma forma.

A melhor forma de divulgar atualmente, é fazer o uso da tecnologia. Como citamos no artigo um exemplo, que são as redes sociais, mas existem diversos outras formas e meios diferentes para você ampliar o alcance de sua marca no meio virtual. Sabendo usar essas ferramentas corretamente, é possível atingir ótimos resultados em pequeno, médio e até mesmo, longo prazo. Basta saber usar.

Nas redes sociais, publique conteúdo de qualidade, incentive a participação dos seus seguidores. Para que o seu conteúdo se espalhe na rede, você consiga novos seguidores e consiga ter uma aproximação com os seus clientes.

Faça inovações na sua loja, no seu e-commerce. Marque uma reunião com a sua equipe para discutirem como vocês podem melhorar o marketing da empresa, o logotipo ou como vocês podem inovar em determinado setor, por exemplo. Ter ideias e pontos de vistas diferentes é essencial para criar uma estratégia de marketing eficiente.

E se o desconto está como uma forma de inovação no meio da estratégia de marketing, tome cuidado. Tudo deve ser minunciosamente planejado com antecedência para que não tenha prejuízos financeiros na empresa.

E você, o que tem feito para atrair novos clientes para a sua empresa? Deixe um comentário abaixo, será de grande alegria responder.

Gostou do Artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!