Todos nós já estivemos lá. Preso em uma encruzilhada, tentando tomar uma decisão que vai mudar o resto da nossa vida.

A dúvida entra e você se lembra de todas as vezes em que tentou alguma coisa no passado e estragou tudo. Desta vez você pode estragar tudo, também. Você pode fazer o movimento errado. Você pode falhar. E assim, você pula fora.

Você não vai até a garota que você gostava por dois anos e chama-lá pra sair. Você não começar a busca de novos empregos ou procurar apartamentos para alugar naquela nova cidade emocionante. Você tem medo de cometer um erro, e pode ser debilitante.

Felizmente, eu tenho algumas ideias espertas que me ajudaram a fazer uma mudança, enquanto eu estava passando por esta experiência muito ruim. Felizmente, agora estou mais livre para fazer o que eu quero sem se preocupar tanto com o “O que eu fiz?”. Veja como:

Quando eu parei de ter medo de cometer erros, eu comecei a viver uma vida melhor

Lembre-se, todo mundo comete erros

É verdade. Todos nós ficamos confusos, às vezes, e todos nós preocupamos que podemos sentir a mesma corrida de vergonha ou constrangimento que sentimos na última vez. Uma vez que você empurrar passado esta preocupação, no entanto, você vai sentir uma onda de alívio em saber que era o medo segurando você de volta que era o verdadeiro problema. Os bloqueios mentais são realmente tão ruins quanto o tempo em que você cometeu o erro primeiro.

Ser retido por insegurança pode fazer você se sentir como se houvesse um estrangulamento em sua autonomia. Então, não deixe que ele te governa – dê o primeiro passo.

Relacionado: Faça dos seus sonhos, um objetivo!

Tome uma decisão

Como Will Smith diz, há poder em tomar uma decisão e correr com ela, mesmo se você não estiver 100% certo.

Decidir como você quer que seu futuro seja, significa que não pode “falhar” tanto. Isso é porque você sempre pode tentar algo diferente se a primeira opção não funcionou. Se sabe “como vai ser, e quem você vai ser”, então pequenos contratempos não irá incomodá-lo tanto.

Você vai se arrepender das coisas que não fez, mais do que das coisas que já fez. Mesmo que algumas dessas coisas que você tentou, não foram muito bem.

A infeliz verdade, é que os erros são inevitáveis. Este fato suga nossas energias. Mas, uma vez que você obtém total controle sobre ele, acaba percebendo que os erros podem ser úteis para você. Da mesma forma que a dor pode fazer-lo acordar e perceber as coisas que mais aprecia na vida. A mesma coisa são os erros, ele o acorda para dizer “Hey, estúpido, é hora de crescer!”

Só porque você, supostamente, tem algo de “errado”, não significa que é uma pessoa má ou um fracassado. Isso significa que você está aprendendo, você está crescendo. E significa que você vai voltar na próxima vez tão feroz, mas com mais conhecimento e poder atrás de você. Da próxima vez, você será mais sábio, e você terá uma maior compreensão da vida do que nunca. Mas se não fizer nada por medo de estragar, nunca aprenderá nada, além do que você gostaria que tivesse!

Se você plantar uma semente positiva hoje, você será configurado para o sucesso amanhã.

Sim, os erros são inevitáveis, mas isso não significa que você tem que se preparar para o desastre. É simples: se você tem algo que está preocupado em fazer, então prepare-se – repassar o seu script de alguma apresentação centenas de vezes até se sentir confiante sobre isso, ou vá ensaior no palco para que você se sinta mais confortável em fazê-lo.

Seja o que for que você precisa fazer para se preparar para um momento de oportunidade, faça isso! Dessa forma, qualquer erro que estava preocupado não irá mais incomodá-lo – porque já saberá como lidar.

Então, espero que este artigo tenha ajudado você de alguma forma, caso esteja agora em um momento em que eu já estive na minha vida: deixando o seu medo de erros impedindo-o de avançar.

Você ficaria espantado com a forma como sua vida pode mudar quando você começar a mudar suas próprias regras. Não deixe esse medo diminuir o quão incrível você pode ser. Porque quando não estamos nos escondendo sobre quem realmente somos, podemos descobrir que somos mais poderosos do que jamais imaginamos.

E você, parou de ter medo de errar? Deixe o seu comentário logo abaixo!

Gostou do Artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!