Blogs Corporativos

No #CoffeeBreak de hoje, Gabriel Mello e Henrique Souza,  abordam a importância de um blog corporativo para todos os tipos de empreendimentos. Conversamos sobre Hospedagem, domínio, qual plataforma utilizar e o por que da escolha, além das vantagens que os blogs corporativos podem trazer para o seu negócio.

Reproduzir

Clique aqui para assinar via iTunes
Clique aqui para assinar o RSS Feed (não iTunes)

Confira abaixo uma síntese no que foi dito no episódio.

Hospedagem, domínio e plataforma

Coisas que apesar de bastante básicas, são muito importantes. Citamos as duas plataformas mais populares (WordPress e Blogger) na construção de blogs. Optamos por utilizar WordPress devido à quantidade plugins e a infinidade de alterações que são possíveis no mesmo. Um ponto interessante sobre este CMS é que no mercado há mais profissionais especializados, o que torna o preço de manutenção (quando necessária) um pouco mais acessível do que por outros meios. Sua personalização é descomplicada, possibilitando que qualquer um tenha o próprio blog.

Quanto a hospedagem, o que pode-se dizer é: pesquise. Busque pelas empresas melhor qualificadas no mercado, mas acima de tudo, escolha aquela que atenda suas expectativas. O WordPress requisita um plano que contenha PHP e MySQL.

A escolha do domínio é um passo bastante importante, quando se fala em garantir fácil acesso e algum ranqueamento nos mecanismos de busca. Escolher o nome certo pode ser a diferença entre conquistar leitores ou não. Uma saída útil é utilizar o sitedasuaempresa.com.br/blog (instalá-lo numa pasta do site oficial de sua empresa).

Atraia leitores

A grande ideia dos blogs corporativos é trazer leitores, e fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio, através do conteúdo pertinente que você está oferecendo. Muitos cometem o erro de realizar publicações que referem-se apenas a empresa em questão; não estamos dizendo que não deve-se falar sobre esta, porém se você observar, as pessoas não vão aos mecanismos de busca procurando um site em específico, mas sim uma informação em específico. Então vale a pena ter a informação que elas buscam (mantendo-se dentro de seu nicho) e assim realizar divulgação de seus produtos e serviços – por meio de postagens cativantes.

Um exemplo de postagem: uma empresa que ofereça serviços de mecânica de autos, postando dicas sobre como estender a vida do motor, etc.

Periodicidade é outro fator de extrema importância. Deixando de lado o meio que você está utilizando para comunicar-se, seja o Facebook, Tumblr, WordPress, nunca fique sem publicar nada; principalmente quando já tiver um número razoável de leitores fixos (ex.: 10 leitores por artigo). Estabeleça uma agenda de posts que serão realizados e em quais dias – organização nesse ponto é muito relevante. Pode ser uma vez por semana, duas, três, uma vez ao mês, mas que seu blog não morra.

SEO

Search Engine Optimization – é um conjunto de técnicas utilizadas com o objetivo de garantir que seu site/blog tenha um bom posicionamento nas pesquisas de buscadores como Google, Yahoo!, Bing, entre outros. Através dele, você poderá trazer mais leitores para o seu blog. Sempre há novidades nos buscadores, novos macetes, técnicas, então é bom manter-se atualizado sobre o assunto. Separamos esta lista de sites que oferecem conteúdo gratuito e de qualidade sobre SEO.

  • Agência Mestre (blog)
  • SEO Master (blog)

Há muita informação útil em português e inglês na internet sobre SEO, então não pare. Esteja sempre lendo tutoriais, aprendendo sobre.

Sua presença na web

Hoje é muito mais fácil fazer marketing. Não é mais preciso gastar milhares (ou milhões) de reais para atingir um público-alvo. Basta que saibamos utilizar a internet da maneira correta. Lembre-se de que em dias atuais, oferecer um produto ou serviço de qualidade não é suficiente. Em meio a tanta concorrência, passam a ser necessários outros itens, como atendimento de primeira linha e sobre tudo, um relacionamento amigável com o seu cliente.

Clique aqui para assinar via iTunes
Clique aqui para assinar o RSS Feed (não iTunes)

Deseja acrescentar algo relacionado ao assunto? Mandar alguma sugestão ou crítica? Você pode deixar um comentário abaixo, se preferir nos mande um e-mail para: podcast@universodosnegocios.com ou entre em contato pelo nosso grupo no Facebook ou Fanpage.